5 Motivos pra Médicos Não Desgrudarem da Web

Posted on 25/06/2011

2


Desde 2007 escrevo este Blog e sinto a necessidade de ajudar aqueles colegas médicos que temem a inovação,temem este novo mundo da comunicação instâtanea,da velocidade da informação.Sempre que posso estimulo-os a escrever a se expressar.São tímidos:escrevam.É terapêutico e funciona(!). Outro conselho que dou é: corram,pois daqui a pouco vocês não terão como comunicar ou se entender com seus próprios filhos.Seus netos?Já era.

Pros médicos ficou muito mais fácil a(o)…

1 – …liberdade de se expressar

Problemas nossa classe já tem – já dá até pra exportar .Debatê-los já surgiu outra maneira, fora aquela das mesas de bares das sextas à noite. Aquelas nas quais as esposas(maridos) não médicos, ficavam ociosos a não entender bulhufas do que falávamos.É,seus problemas acabaram…ou podem acabar. Basta escrever-e manter- um Blog.É fácil.Pra quem tem conta no Google, o Blogger é uma boa ferramenta. Outra boa opção é o WordPress, plataforma na qual escrevo agora. O mundo parece dividido entre os que defendem o Blogger, os que defendem o WordPress e os que defendem que os Blogs morreram.

2 – …aprendizado das facilidades que web traz pro seu dia-a-dia

Já se encheu daqueles amigos que te mandam trocentos mails todos os dias? E aquela casa de flores que só porque você comprou há 4 anos atrás continua mandando “spam” de orquídeas pra você? Vai ler outra coisa meu caro e aprenda um pouco mais sobre estes “novos” novos tempos.Blog do Iphone, Blog do Ipad, TI em Medicina, são alguns dos sites/blogs que visito com frequencia.Eles têm ótimas dicas pro seu dia-a-dia em frente ao seu gadget preferido; Acabou uma cirurgia e quer mostrar o resultado pros familiares? Bate uma foto no seu smartphone,manda pro Picasa do Google e pronto,já impressionou alguém.Leitores destas fotos no Ipad como o “Picasa pra Ipad”, o “Web Albuns” vão facilitar sua tarefa e ajudar na relação com seus pacientes e familiares-mais dicas de blogs e comunidades ao final deste post.Perdão aos usuários do Android pela falta de dicas nesta area.Recomendo o Blog da Dra. Leandra pra mais informações.Deixem suas sugestões nos comentários sobre dicas “androidianas” e enriqueça esta discussão.

3 – … o filtro daquilo que se quer ler na Web(ver imagens na sequencia)

Dizem que isto, o filtro,é a nova Web,a 3.0, chegando. Já aprendeu a acessar informações? Selecione. Filtre. Pra isto eu utilizo algumas maneiras. Vou ensinar a mais fácil: assine FEEDs em seus leitores RSS. Uso o Google Reader pra selecionar o que quero ler e 1)No Ipad,uso o NewsRack e o Flipboard, pra rever a assinatura dos meus sites/blogs preferidos; 2)No Iphone,uso o RSS Flash G; 3)No MacOSx,uso o NetNewsWire(é “de grátis”) pra ler tópicos como política, saúde, tecnologias, blogs e outros que convir criar.Este último também é apresentado em formatos pra IPad e IPhone. Existem também ultras filtros,claro.É o filtro do filtro.O Instapapper é um deles.Viu as manchetes,leu o início,mas quer deixar pra mais tarde?É bom tê-lo.É universal e pra todos os gadgets acima.Das “nuvens” pra você.O cadastro é facil e recomendo o uso.

As imagens abaixo mostram as minhas telas nestes aplicativos (o termo “software” está meio fora de moda né?):

Tela Google Reader

Tela Ipad do NewsRack pra IPad

Tela Iphone do RSS Flash G

Tela MacOsx - NetNewsWire

4 – …descobrir os poderes da web social

Abra um perfil sem medo de aproveitar as potencialidades das redes sociais. Comprou uma máquina fotográfica? Ler o manual que nada.Pra isto tem-se o Orkut.Aliás, não fiz meu orkuticídio por isto…ainda.É lá que participo das comunidades dos aparelhos que tenho.Sempre,repito,sempre tem alguém mais especializado ou que descobriu novas funcionalidades pro seu aparelho,que nem seus inventores conheciam.Saiba usar e o Orkut ainda irá servir. Use o Twitter, com seus clientes(do twitter) ou não.Se preferir use-o direto na Web.Já melhorou muito desde os tempos iniciais.Se quiser me seguir estou lá também: @charlesbigfoot . O melhor deles é o TweetDeck.Suas potencialidades em filtros de informação são também interessantes e incríveis. O Facebook é o queridinho do momento. Bastante eclético,mas com uma interface de discussão interessante.Sugiro várias comunidades médicas, pra participar, ao final deste post. Quer compartilhar links,ou até salvá-los pra uso posterior,use o Delicious.É um compartilhador de links da web.Um bookmark que fica na web.Eis meu endereço: http://www.delicious.com/charlesbigfoot

5)… o encontro entre você e seus pacientes

Agendamento de consulta on-line já é possível ser feito. Veja o serviço que mantenho: o LINHA 1. O paciente acessa seus horários,agenda e sua secretária liga pra confirmar.É fácil e funciona.Digite meu nome completo no Google e veja o que acontece(Carlos Augusto Silva de Andrade). Fora os exemplos, e muitos, de acompanhamentos no Facebook. Não tenham medo.Transparência é o que todos os pacientes querem. A sua imagem parecerá mais real,menos distante.Isto está quebrando paradigmas dos médicos “deuses”,que sabem tudo.Na verdade “o que sei é que nada sei”.

Pagina Inicial do Linha 1

Tem muito mais motivos, claro,mas deixei espaço pra continuação.Não quis me contradizer logo no título escolhido. Talvez tenha um “5 Motivos pra Médicos Não Desgrudarem da Web – Mais Motivos” :.) .

De volta a minha terapia blogueira. Peço perdão porque o WordPress eu estou arrumando aos poucos.Tem muito link quebrado.

Pra saber mais:

Médico Nerd ; TechTudo; Grupo Médicos(Brasil) ; Grupo Médicos (São Paulo); Informática Médica no Facebook

Ou assitam o vídeo abaixo:

Deixem sugestões nos comentários.Compartilhem.

Posted in: Medicina, Saúde, Web 2.0