IPad: Minhas Primeiras Impressões

Posted on 25/09/2010

0


Tela Ipad

Tela Ipad

Dentro de minha obsessão – posso chamar assim ? – em conhecer novos dispositivos eletrônicos ( gadgets ) que  me surpreendam, consegui achar mais um que o fizesse:o Ipad, e posso afirmar sem rodeios, o dispositivo veio pra ficar e revolucionar nossa maneira de interagir com o mundo hoje como ele o é.Um fato e pra mim está bem claro.

“O prazer de ler um livro ninguém me tira”: até a pouco tempo atrás na Bienal do Livro em Sampa está frase era de minha autoria. Não digo que exclusiva.Outros sonhadores e adoradores de uma boa leitura podem ter soltado este arremedo. Hoje digo que há semanas atrás talvez tenha formulado uma heresia.Enganei meus pequenos filhos, tentando estimulá-los o caminho de leitura corrente.Um dia eles dirão:”lembra como líamos livros?”.

Apesar de várias, e bota várias,(in)utilidades dispostas em milhares de aplicativos disponíveis a preços acessíveis na Apple Store, utilzarei o IPad pra leitura basicamente e assim tenho feito. Esta era e continua sendo minha prioridade com o aparelho. Ao final do dia, quando tempo para um descanso produtivo, aplicativos como o “Stanza” , o “Ibooks“, o “Papers” , o “Instapapper“, o “Kindle“, o “NewsRack” fazem a leitura fluir . As revistas, acessíveis a poucos dólares, estão disponíveis com o “DcComics“, o “Marvel, o “Comics“, o “Zínio” abrangem nossas limitadas possibilidades de brasileiros a publicações, em tempo real,de várias partes do planeta. Faço uso dos aplicativos de produtividade com o “Bento“, o “Evernote“, o “Toodledo” com facilidade. Sinto falta de várias publicações nacionais, principalmente das grandes editoras, mas o “Sr. Google” ajuda a cobrir este atraso…por enquanto. Espero que as editoras sejam ponderadas e não tentem abusar do “preço” das publicações disponíveis. A única que veio, mas parece que às pressas e pra mostrar apenas que foi a primeira, ficou-se a impressão, foi a Saraiva com pouquíssimos títulos de qualidade disponíveis.

Marvel Aplicativo do Ipad

Aplicativo da DC para o Ipad

Esquema "Cover Flow" para as Compras

Sou, faz pouco menos de um ano, um entusiasta daquilo que vem da maçãzinha.Fiz um curso “na vida” de Microsoft e aprendi muito, mas agora preciso economizar em meu tempo.A Apple ajuda neste sentindo. O IPad reflete isto. Já lia bastante no IPhone, mas a tela pequena apenas me mostrou uma virtude que a minha “fome” juntou-se ao “prato” do IPad e eles se complementam. É isto que respondo quando me perguntam qual a diferença entre o “Iphone” entre o “IPad” quase subtendendo-se a afirmação do “”…pra que ter Um?”. Já desenvolvi uma tática de convencimento: mostro minha estante de pdfs no “IBooks”, meu aplicativo do “Twitter” e minhas HQs. Sei de uma coisa: a Apple já me deve uma graninha, pois a todos que mostro o seu funcionamento a frase corrente é “…como faço pra ter um?”.

Leitura em .epub no Ibooks

A revolução na leitura está só começando.

Estou de volta.

Posted in: Gadget, Web 2.0