Resposta a um “jornalista” de Manaus

Posted on 10/01/2010

1


"O 4o Poder"

Ontem me peguei, em pleno sábado, gastando minhas energias em divulgar uma indignação. Mais sobre este assunto aqui. Como os comentários ao texto do jornalista no OI ( ?! ) só permitem 1400 caracteres e, nas minhas contas, este texto tem mais de 3000, postei o início lá, e, na eventualidade deles não liberarem o texto incompleto, coloco na íntegra aqui.

“Jornalista é ser jornalista.Por favor,não se compare,e macule,nossos magistrados.Estes de tão sobrecarregados pelas filigranas de nossas leis,são,ao contrário de você, bastante estudiosos e responsáveis em seus veredictos.
Em São Paulo,capital,não se encontra, de plantão, oftalmologista, em nenhum hospital público.Em poucos serviços privados sim.São Paulo, escrevo da terceira ou quarta maior cidade do mundo! E temos aqui um dos melhores sistemas de saúde do Brasil, em qualidade e em quantidade. Isto demonstra o pouco entendimento que o Sr. (não foi pesquisar antes?) como funciona o nosso SUS(no papel, o melhor sistema de saúde do mundo) e a nossa medicina complementar da rede privada. Oftalmologista, em Manaus, e de plantão?!
Não entendi, e aí aparece toda a tendência do seu texto, como você conseguiu relacionar o problema estrutural da saúde(má distribuição de profissionais,falta de condições) dos primeiros parágrafos, com o twitter da minha colega. A tentativa é bastante equivocada de relacionar a falta de trabalho e posts neste microblog. Eu o faço – com bastante frequência – e na verdade, sou até elogiado por meus superiores.Nosso governador aqui é um “geek” confesso! Um dos melhores jornalistas da CBN-SP, o Milton Jung (@miltonjung) tuita em seu horário de trabalho, e é brilhante. As informações que tenho é que a doutora não tem uma falta que desabone seu currículum e, quem viu seus “tuites”, informa, que ela não o faz em seu horário de trabalho?! Eu faço! Ah,você não verificou isso? OK.
Outra falta de entendimento minha – me perdoe – é, como você tenta se comparar a juiz e não menciona uma palavra da Dra. citada em seu texto?!Isto é jornalismo responsável? Você diz ter um CD,de alguém que não identifica e não tem um “Oi” da colega “acusada”.Em nenhum momento você informa,antes de publicar ou noticiar o ocorrido,ter tentado entrar em contato com minha colega de profissão.Antes de escrever isto, entrei em contato com o Milton Jung via Twitter (ver abaixo)e ele me sugeriu que ouvisse os dois lados.Ouvi – li – e não mudei minha opinião sobre a situação constrangedora que você gerou. Isto me tocou, como médico, ciente dos meu juramentos e obrigações.Concluo que você foi antiético e mal intencionado.
“…Pacientes morrendo a míngua”, talvez deva ser usado por um jornalismo de terceira linha em Angola. Aqui no Brasil, nós médicos, mesmo se não nos déssemos condições de trabalho, não deixaríamos acontecer. Aí, inclusive, há outro erro tendencioso: pacientes podem ter problemas em Pronto Socorros e Pronto Atendimentos!!! Em unidades de PSF e/ou UBS quase nunca.Você atenta contra a ignorância, com o parágrafo desta frase, quando desconhece como funciona  a estrutura de nossa saúde e suas interconexões entre UBSs,PSFs,atendimentos de segunda,terceira e quarta(hospitais universitários) linhas.Ah, lembro,você não pesquisou o assunto não é?
Quanto ao estado gravídico da Dra. Bianca, você deve ter se arrependido,mas, como não ouviu o outro lado e já havia publicado,não teve como voltar atrás. Disto eu te absolvo( posso ser juíz também né?). Gravidez não é doença, é verdade, mas até a Sra., sua progenitora, mereceria mais respeito. Que procurasse outro exemplo, no mínimo, era o que sua sapiência jornalística deveria sugerir.
Quanto ao salário da doutora,eu acho que está pouco. Ter de aguentar a insalubridade de hipócritas como você e sua produção intelectual, eu pediria mais. Infelizmente sou desprovido de qualidade técnica pra desenvolver este ótimo trabalho preventivo dos meus colegas do PSF, desbravadores da saúde e corajosos neste nosso grande Brasil.
Não te conheço e não conheço a Dra. Bianca.
Conheço as duas versões, e a sua  é barata e tendenciosa.”

Direito de Resposta da Dra Bianca
Por Luiz Nassif
Por Luiz Nassif 2
Blog Cloaca News
Pergunta pro Milton Jung na CBN-SP
Resposta do Milton Jung da CBN-SP

Read and post comments | Send to a friend

Posted in: Medicina, Saúde, Web 2.0