Simulado de Prova de Especialista Ortopedia – Santos

Posted on 21/04/2009

0


Sabadão de sol em Sampa, desci guiado pelo GPS e pelo Dr Sergio Mendonça, a baixada santista. Fui ser examinador em um simulado da prova do TEOT (Título de Especialista em Ortopedia e Traumatologia). Fiquei encucado com duas coisas: a vozinha do GPS que insistia em me mandar pra "Anchieta" e por qual motivo,a gente,da ortopedia que agora coordeno do CHM,ficamos fora tanto tempo deste simulado. A primeira eu resolvi seguindo o "Serjão", do meu lado, e paulistano ultramegabogaplus que me manteve na "linha" da Imigrantes, um tapete reto. A segunda não tem jeito, a partir do próximo ano, este simulado irá servir como método de avaliação para indicação dos nossos médicos residentes para a prova de 2011. Faz-se necessário.
O treinamento para situação de stress e resposta a estranhos examinadores é necessário para a auto-avaliação. Não vou divulgar nome de instituição,mas examinei um "garoto" que simplesmente "travou", apesar de todas as minhas recomendações para se tranquilizar e apenas prestar atenção às imagens que estava vendo – nada estranhas pra quem quer ser um futuro ortopedista.Isso faz parte e este é o momento do controle emocional.É pra isto,basicamente em meu ponto de vista, que serve esta forma de examinar: treinar para a situação real e a mais importante: o exame para a obtenção do título de especialista pela SBOT.

Muito bem organizada e realizada na tradicionalíssima Sta Casa de Santos, é feita à semelhança da prova real organizada pela SBOT ao início de cada ano. Quinta-feira aconteceram as provas de exame físico e teórica. No sábado, a prova "prática", com vídeos simulando situações do dia-a-dia de um ortopedista.
Em outubro será realizada uma outra e ainda farei uma semelhante, ao final do ano, dentro do hospital às vésperas da
prova do TEOT.
Quanto a vozinha feminina do GPS, continuo aprendendo que é apenas uma máquina.

Read and post comments | Send to a friend

Posted in: Uncategorized